domingo, 30 de setembro de 2012

Exercício 1: As vírgula entre as Or. Coordenadas

                                                                                                      Língua Portuguesa 3º Ano
                                                                                                         Prof. Nádia Barros

Para melhorar tua expressão escrita, aqui tens uma ficha de exercícios sobre a Vírgula entre as orações coordenadas. Lembre-se, que esse tipo de oração em um período composto, não funciona como parte  de   outra oração; ela é  independentes do ponto de vista sintático e forma um período composto por coordenação. Por exemplo:
   "Engoli em seco, nada respondi à ofensa.
      1ª or.: engoli em seco = oração coordenada assindética;
      2ª or.: nada respondi à ofensa = oração coordenada assindética
                                              OU
   "Engoli em seco contudo não respondi à ofensa.
       1ªor.: Engoli em seco = oração coordenada assindética
       2ª or.: contudo não respondi à ofensa = oração coordenada sindética adversativa

Também é bom recordar, que há orações intercaladas ou, também, denominadas de interferentes.   Exemplo:
         É muito inteligente e educado o seu filho, disse a professora.
         Certo dia de abril - que dia frio e chuvoso fazia! - resolvemos ir à praia.
Elas são inseridas em outras orações com a finalidade de indicar o autor de uma citação, fazer um esclarecimento, uma ressalva, uma advertência, um desabafo, emitir uma opinião ou pedir desculpas. As oração intercaladas são sintaticamente independente e, geralmente, aparecem entre vírgulas, travessões ou parênteses.
Antes de responder às questões propostas, entre nos links para tirar dúvidas e recordar os conteúdos em: uso da vírgula nas orações coordenadas "http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/111732" e rever a classificação das orações coordenadas em http://www.infoescola.com/portugues/oracoes-coordenadas-assindeticas-e-sindeticas/".

1. Esses três períodos abaixo são simples:
  •  A situação financeira da empresa tornou-se muito difícil.
  • Muitos funcionários foram demitidos.
  • Os diretores continuaram andando em luxuosos carrões importados.
     a) Empregue conjunções que  estabeleça uma relação de sentido existente entre          
         essas orações e reúna-as em um período composto por coordenação.
     b) Classifique as três orações compostas do período que você construiu no item a.
     
2. Em uma prova escolar, uma das questões solicitava que os alunos classificassem a 
    oração destacada no período  abaixo  e justificassem a resposta.       
                 Os lixeiros coletaram todo o lixo, e não receberam o salário.
    Um dos alunos respondeu que a oração era coordenada sindética aditiva, justificando
    que essa classificação se devia à presença da conjunção e.
     Pergunta-se: esse aluno acertou ou errou a resposta?  Por quê?
  
3. Reescreva as frases, usando a vírgula e empregando os critérios estudados nas orações
    coordenadas.
    a) Não desista de seus sonhos pois eles são plenamente realizáveis.
    b) Os pescadores preparam o barco colocaram as redes na água e enfrantaram o mar
        agitado.
    c) Você ou assume a responsabilidade ou pede demissão do cargo. 
    d) O livro contem vários erros portanto passará por uma revisão mas só será editado
        no próximo ano.
    e) A tarde o tempo escureceu  e todos diziam benza a Deus! os raios riscavam o negro 
        céu mas a chuva não caiu sobre a cidade.
    f) Ele não se indignou com a ofensa xingou a todos como também proferiu injúrias e
       caluniou seu amigo.

4. Leia um trecho do texto Os Bruzundangas de Lima Barreto:
           O eleito, porém, depois de certos passes e benzuduras legais, vai para a Câmara representar a vontade, os desejos [dos eleitores] e, certamente, procura minorar-lhes os sofrimentos, sem nada conhecer de tudo isto.

  Considerando esse trecho, reordene as orações abaixo, inserindo elementos de 
    coesão que introduzam as ideias sugeridas entre parênteses.
      I. O eleito vai para a Câmara. (ideia matriz)
     II. O eleito vai minorar os sofrimentos. (ideia de finalidade)
    III. O eleito vai resolver os problemas dos eleitores. (ideia de adição)
    IV. O eleito recebe certos passes e benzeduras legais. (ideia de tempo)
     V. O eleito nada conhece de todos esses problemas. (ideia de concessão)
    
    

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Francisco Manuel Barroso da Silva era o nome do comandante que conduziu a Armada Brasileira à vitória na Batalha do Riachuelo duarante a Guerra da Tríplice Aliança, também chamada de Guerra do Paraguai. Nossa escola homenageia essa figura histórica de relevantes feitos com muito orgulho no dia 29 de setembro. Leia mais...
"Torne cada segundo novo. Será que alguma coisa que ainda não aconteceu poderá acontecer em um segundo? Entre um segundo e outro qualquer coisa pode acontecer: um terremoto, uma erupção vulcânica ou uma mudança de atitude. Que hoje eu consiga fazer uma autochecagem e de repente mudar minha atitude. Que hoje eu experimente o poder da novidade.  (Braham Kumares)

domingo, 23 de setembro de 2012

Maurício de Souza em "As sombras da vida" fez uma excelente analogia ao tema de Platão "O mito das cavernas", no qual ilustra de forma divertida a ideia do filósofo. Ele comprova que um texto escrito a muitos séculos, contem um ensinamento atual:  o ser humano continua condicionado a uma vida determinada pelo ambiente a sua volta. Temos que buscar a verdade, o conhecimento e a liberdade intelectual...

As Sombras da Vida (Mito da Caverna)





PROJETO DE LEITURA E ESCRITA
                                                                                  Profª Cristina B.M. de Souza

Nossa escola está participando de um projeto chamado “Resgatando memórias, construindo identidade e projetando o futuro” que visa o incentivo à leitura e escrita dos alunos.
A primeira parte do projeto (resgatando memórias) foi desenvolvida nos meses de julho e agosto, onde os alunos fizeram pesquisas sobre a origem de seus nomes, investigaram os dados de suas certidões de nascimento e ouviram histórias referentes à infância de seus pais e avós. Cada turma realizou o registro destas pesquisas de acordo com sua faixa-etária e compartilhou com os colegas. Também retomamos a “Leitura Divertida” que acontece todas as segundas-feiras, onde ao toque de uma sineta, todas as turmas param tudo e realizam a leitura de livros diversos.

 
Profª Carla tocando a sineta


  Turma 11 A lendo
                                                                                  

Neste mês de setembro, iniciamos a segunda parte do projeto (construindo identidade) que foi lançada a partir de uma Hora do Conto especial. Foi narrada aos alunos das séries iniciais a história “A Vaidade de Lolita”, de Antônio Gaspareto, que nos deixa a mensagem “Cada pessoa deve ser valorizada pelo jeito que é”. Após a Hora do Conto cada turma recebeu uma mascote “LOLITA”, para ser sorteada diariamente e ser levada para casa, juntamente com um diário onde registrarão a experiência, que será lida em aula no dia seguinte.

Por último, em novembro vamos finalizar o projeto com a terceira parte (projetando o futuro), onde trabalharemos com a importância da leitura e escrita em nossas vidas e as profissões.
O projeto será encerrado com uma exposição dos materiais produzidos pelos alunos e turmas além de fotos em uma mostra. 
Aguardem a divulgação da data e horário! Toda a comunidade está convidada a participar!

Profª Cris contando a história 
                                                         


 
Alunas com a mascote Lolita

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Como  estamos abrindo um novo espaço entre professores e alunos, deixo informações importantes a todos sobre a Responsabilidade da Educação Digital. Vejam... É impresindível que  haja um código de conduta a todos para que não ocorra violação de direitos: privacidade, honra, imagens...

domingo, 16 de setembro de 2012

Pensamento:

"Caminhando e semeando, no fim terás o que colher." (Cora Coralina)

Melhorias do ensino no Almirante

Aconteceu no dia 1º de setembro uma reunião Pedagógica. Encontavam-se presente supervisão, direção, professores do ensino fundamental  e médio. Todos trabalhando para um crescimento e modernização do ensino.