quinta-feira, 29 de novembro de 2012

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

                                         Excelência


 “Uma mente pequena converte um grande trabalho em algo pequeno. Uma grande mente transforma qualquer trabalho pequeno em algo grandioso. Nenhum trabalho é pequeno ou grande por si só, é a pessoa que confere valor ao que faz. Se fico consciente da função que exerço, me torno (do mesmo tamanho) pequeno. Se me torno consciente do ser, posso ler as entrelinhas das situações e realizar as aspirações das pessoas envolvidas.”

Brahma Kumaris

Por que sentimos sono após as refeições?

Me encanta su sitio “Diario de biología.” Soy argentina y yo siempre se traduce de los temas. Tengo una pregunta: Cuando comemos dormimos, ¿por qué sucede esto? Sofía – Buenos Aires/Argentina
Sofía, é verdade! Quando terminamos uma refeição completa, como um almoço por exemplo, o nosso organismo passa por algumas alterações que dá aquela sensação de “preguicinha” e sono. É como se o corpo quisesse hibernar.
Tudo começa quando o alimento chega ao estômago. Neste momento o fluxo sanguíneo se acumula nesta região do abdome  Isto acontece para que o processo de digestão seja facilitado pela circulação muito ativa naquele local. Com o aumento na circulação abdominal, muito sangue acaba sendo desviado para o processo de digestão, o cérebro fica menos oxigenado e o sistema nervoso com menos fluxo sanguíneo.
Existe uma região no nosso cérebro responsável pela sensação de fome. Essa região fica localizada próxima ao centro que controla o estado de alerta. O “aviso” de satisfação (fome saciada) enviada ao cérebro “desliga” nossos sinais de alerta. Isso por que, a glicose vinda dos alimentos aumentam nossos níveis glicêmicos e inibem as células nervosas responsáveis pela sensação de alerta e então somos parcialmente desligados. Este ciclo, provoca uma diminuição nas nossas atividades gerais causando uma sensação de sono, dormência, preguiça e tudo mais.
É preciso levar em conta também, nossos ritmos biológicos diários. Eles costumam variar durante o dia e exatamente na hora do almoço, no meio do dia, é o momento do declínio desses ritmos. A dica para não cochilar depois do almoço no trabalho é evitar alimentos ricos em glicose e comer pouco carboidrato para que os sinais de alerta das células nervosas não sejam interrompidos. Mas que este soninho é bom, isso é!

domingo, 18 de novembro de 2012

Avaliação Emancipatória

RESUMO DE LIVROS - SAUL, Ana Maria. 

SAUL, Ana Maria. Avaliação Emancipatória Escolar. São Paulo: Cortez, 1996.

As avaliações emancipatória, dialógica e mediadora servem para a intervenção do professor em sua prática profissional.

"Segundo Luckesi, a avaliação da aprendizagem escolar são meios e não fins em si mesmas, estando delimitadas pela teoria e prática. Nesta perspectiva, ela precisa estar ressarcida de valores construídos pelos homens, num significado coletivo, de bem estar social, por parte do educador este deve visar situações e práticas associadas às questões políticas e sociais.
A avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade, visando transformá-la, situada numa vertente político pedagógica cujo interesse é primordial é emancipador, libertador visando provocar critica e fazer com que as pessoas envolvidas na ação educacional escrevam sua própria historia.
Para Hoffman todos os aprendizes estarão sempre evoluindo, por isso o olhar do professor deve abranger a diversidade de traçados provocando-os a prosseguir sempre, fazendo que o educando assuma um compromisso pedagógico pessoas, ‘buscando sua própria felicidade.PONCE’. ainda Hoffman, a avaliação importa para uma educação libertadora desde que seu papel seja investigar, problematizar e ampliar perspectivas. Na avaliação mediadora, Educadores devem prestar atenção e “pegar no pé” do educando insistindo em conhecê-lo melhor, entendendo suas falas, argumentos, dialogando, ouvindo suas perguntas, fazendo-lhe novas e desafiadoras questoesa até, buscar alternativas para uma ação educativa voltada pra a autonomia moral e intelectual.
Para Arroyo, cada ao educador mobilizar o aluno para que se torne um aprendiz recriando espaços de trocas.
A avaliação dialógica, segundo Romão, na escola Cidadã, onde se desenvolve uma educação libertadora, o conhecimneto é um processo de descoberta coletiva, medializada pelo dialogo entre educador e educando, a avaliação deixa de ser processo de cobrança para se transformar em um momento de aprendizagem, para professores e alunos, voltando pra a transformação do meio. O educador deve ser mediado e incentivador de integração e participação em favor da aprendizagem além do muro da sala de aula.
Na Pedagogia Diferenciada de Perrenoud, a avaliação deve ter finalidade primeira a aprendizagem maior, apontando caminhos na solução de problemas e reinventando maneiras de democratizar o conhecimento.
Hoffmann conclui que, a avaliação deve se orientar de valores morais e paradigmas científicos. Os processos não podem ser fundamentados apenas em princípios, critérios e regras de investigação cientifica e metodológicas. E sim deve ser recorrer a interações e relação social, numa analise ético-político das práticas e metodologias da avaliação."      (Prof. Lídia)
“O homem de caráter pensa em seu caráter, o homem inferior em sua posição social. O homem honrado deseja justiça, o homem inferior deseja ser favorecido.”
                                                                                (Confúcio)

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A porta ao lado

                           Dr. Drauzio Varela

Em entrevista dada pelo médico Drauzio Varella, disse ele que agente tem um nível de exigências absurdo em relação à vida, que queremos que absolutamente tudo dê certo, e que, às vezes, por aborrecimentos mínimos, somos capazes de passar um dia inteiro de cara amarrada. E aí ele deu um exemplo trivial, que acontece todo dia na vida da gente... 

 

É quando um vizinho estaciona o carro muito encostado ao seu na
garagem (ou pode ser na vaga do estacionamento do shopping). Em vez de
simplesmente entrar pela outra porta, sair com o carro e tratar da sua
vida, você bufa, pragueja, esperneia e estraga o que resta do seu dia.

Eu acho que esta história de dois carros alinhados, impedindo a
abertura da porta do motorista, é um bom exemplo do que torna a vida de
algumas pessoas melhor, e de outras, pior.

Tem gente que tem a vida muito parecida com a de seus amigos,
mas não entende por que eles parecem ser tão mais felizes.

Será que nada dá errado pra eles? Dá aos montes. Só que, para
eles, entrar pela porta do lado, uma vez ou outra, não faz a menor
diferença.

O que não falta neste mundo é gente que se acha o último
biscoito do pacote. Que "audácia" contrariá-los! São aqueles que nunca
ouviram falar em saídas de emergência: fincam o pé, compram briga
e não deixam barato.

Alguém aí falou em complexo de perseguição? Justamente.
O mundo versus eles.

Eu entro muito pela outra porta, e às vezes saio por ela também.
É incômodo, tem um freio de mão no meio do caminho, mas é um problema
solúvel. E como esse, a maioria dos nossos problemões podem ser
resolvidos assim, rapidinho. Basta um telefonema, um e-mail, um pedido
de desculpas, um deixar barato.

Eu ando deixando de graça... Pra ser sincero, vinte e quatro
horas têm sido pouco prá tudo o que eu tenho que fazer, então não vou
perder ainda mais tempo ficando mal-humorado.

Se eu procurar, vou encontrar dezenas de situações irritantes e
gente idem; pilhas de pessoas que vão atrasar meu dia. Então eu uso a
"porta do lado" e vou tratar do que é importante de fato.

Eis a chave do mistério, a fórmula da felicidade, o elixir do
bom humor, a razão por que parece que tão pouca coisa na vida dos outros
dá errado."

Quando os desacertos da vida ameaçarem o seu bom humor, não
estrague o seu dia... Use a porta do lado e mantenha a sua harmonia.
Lembre-se, o humor é contagiante - para o bem e para o mal - portanto,
sorria, e contagie todos ao seu redor com a sua alegria.
A "Porta do lado" pode ser uma boa entrada ou uma boa saída... Experimente!
 Dráuzio Varella

"FICA" QUIETO OU "FIQUE" QUIETO?

O correto é dizer "fica quieto" ou "fique quieto"?

         De acordo com a norma culta, as duas construções estão corretas. Em ambas, o verbo foi no imperativo, empregado para dar ordens e instruções e fazer apelos. A formação desse modo verbal ocorre deste modo: o"fica" é resultado da exclusão da terminação "s" da 2ª pessoa do presente do indicativo; "fique" repete a 3ª pessoa do presente do subjuntivo. Já no registro informal é comum aparecerem verbos na 2ª pessoa mesmo quando o interlocutor é na 3ª pessoa ou "você". Veja:

  • O verbo está na 2ª pessoa, mas o interlocutor na 3ª.
          Vem  pra  cá!
    Não faz assim!


  • O verbo e o interlocutor estão na 3ª pessoa. 
    Venha pra cá!     
    Não faça assim!

Por Eduardo Lopes, professor de Língua Portuguesa do Sistema Anglo de Ensino.
      

Cavalo marinho

AH! A NATUREZA!!!!!
A fêmea do cavalo marinho (um peixe ósseo) deposita os ovos na bolsa do macho, que tem capacidade para até 2 mil filhotes e onde são fertilizados; o macho então os protege e nutri durante cerca de duas semanas.

Proclamação da Reública

Um pouco de História do Brasil....

Em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a república do Brasil.
Na época, o país era governado por D. Pedro II e passava por grandes problemas, em razão da abolição da escravidão, em 1888.
Como os negros não trabalhavam mais nas lavouras, os imigrantes começaram a ocupar seus lugares, plantando e colhendo, mas cobravam pelos trabalhos realizados, o que gerou insatisfação nos proprietários de terras.
As perdas também foram grandes para os coronéis, pois haviam gasto uma enorme quantidade de dinheiro, investindo nos escravos e o governo, após a abolição, não pagou nenhuma indenização aos mesmos.
A guerra do Paraguai (1864 a 1870) também ajudou na luta contra o regime monárquico no Brasil. Soldados brasileiros se aliaram aos exércitos do Uruguai e da Argentina, recebendo orientações para implantarem a república no Brasil.
Os movimentos republicanos também já aconteciam no país, a imprensa trazia politização à população civil, para lutarem pela libertação do país dos domínios de Portugal. Com isso, vários partidos teriam sido criados, desde 1870.
A Igreja também teve sua participação para que a república do Brasil fosse proclamada. Dois bispos foram nomeados para acatarem as ordens de D. Pedro II, tornando-se seus subordinados, mas não aceitaram tais imposições. Com isso, foram punidos com pena de prisão, levando a igreja a ir contra o governo.
Com as tensões aquecendo o mandato de D. Pedro II, o mesmo dirigiu-se com sua família para a cidade de Petrópolis, também no estado do Rio de Janeiro.
Porém seu afastamento não foi nada favorável, fez com que fosse posto em prática um golpe militar, onde o Marechal Deodoro da Fonseca conspirava para a derrubada de D. Pedro II.
Boatos de que os responsáveis pelo plano seriam presos, fizeram com que a armada acontecesse, recebendo o apoio de mais de seiscentos soldados.
No dia 15 de novembro de 1889, ao passar pela Praça da Aclamação, o Marechal, com espada em punho, declarou que a partir daquela data o país seria uma república.
Dom Pedro II recebeu a notícia de que seu governo havia sido derrubado e um decreto o expulsava do país, juntamente com sua família. Dias depois, voltaram a Portugal.
Para governar o Brasil República, os responsáveis pela conspiração montaram um governo provisório, mas o Marechal Deodoro da Fonseca permaneceu como presidente do país. Rui Barbosa, Benjamin Constant, Campos Sales e outros, foram escolhidos para formar os ministérios.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Relacionamentos

                                          
    “É nos nossos relacionamentos que podemos realmente conhecer a nós mesmos. Somos um espelho para o outro. O que damos aos outros através de nossos pensamentos, sentimentos e atitudes é o que damos a nós mesmos. Nossos relacionamentos são o aprendizado real, a sala de aula, o laboratório da vida. Relacionamento não é simplesmente estar junto com os outros. Relacionamento é compreensão, construção, nutrição e carinho. Cada interação traz uma lição. Escolha um relacionamento, olhe para ele, explore-o e pergunte-se o que ele diz sobre você e sua vida agora. Deixe que seus relacionamentos revelem você a você mesmo. À medida que você faz isso, você entenderá o que faz as relações funcionarem ou não funcionarem. E quanto mais você se conhece no espelho de suas relações mais facilmente você compreenderá os outros.”

Brahma Kumaris

domingo, 11 de novembro de 2012

Influenciar


"A atmosfera à sua volta pode te influenciar e você pode influenciar a atmosfera. Quando a atmosfera está ruim, ela te influencia ou você permanece bem e é quem influencia a atmosfera? Diante do que quer que aconteça, permaneça leve e despreocupado. E seja você a fazer as coisas ficarem melhores quando elas estão ruins e não aquele que fica ruim junto.”

Brahma Kumaris

sábado, 10 de novembro de 2012

Rubens Alves

Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantadaou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma.
Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles.
Rubem Alves
Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore 
seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma.
Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles.
                                                                            Rubem Alves

Cora Coralina


__ Cora Coralina

A borboleta e suas quatro fases

Jefferson Roberto Bahnert Santos compartilhou a foto de Diário de Biologia.
Quatro fases (ovo, larva, pupa e adulto) da borboleta 'Morpho peleides'.
http://diariodebiologia.com/

Fotos: Autor desconhecido
Quatro fases (ovo, larva, pupa e adulto) da borboleta 'Morpho peleides'.
http://diariodebiologia.com/

Fotos: Autor desconhecido

Cecília Meireles falando de Felicidade...

Não poderia estar mais de acordo... hoje vou colher alguma da minha felicidade!!!  <3

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Bicho-de-pé

Jefferson Roberto Bahnert Santos compartilhou a foto de Diário de Biologia.
O famoso bicho-de-pé ('Tunga penetrans') enterrado na pele. Esse bichinho é um inseto da ordem siphonaptera, ou seja, é uma pulga da família dos Tungídeos. Apen...

domingo, 4 de novembro de 2012

Aceitação

"Seu diálogo interno estabelece sua maneira de ver o mundo. Quando você se exige e se repreende, cria um mundo de estresse e dor. Para ser pacífico, crie um diálogo amoroso consigo, permitindo que seus valores internos despertem e sejam expressos, não importa como seja seu mundo exterior.”

                             Enrique Simó, O Presente da Paz


sábado, 3 de novembro de 2012

Mude seus pensamentos...

Mude seus pensamentos, se desejar mudar as circunstâncias da sua vida. Uma vez que é o único responsável por seus pensamentos, somente você poderá mudá-los. Você vai querer fazê-lo quando compreender que cada pensamento cria as coisas de acordo com a sua própria natureza. Lembre-se de que essa lei atua sempre e que você está sempre se expressando de acordo com a espécie de pensamentos que tem habitualmente. Portanto, comece agora a ter apenas os pensamentos que lhe trarão saúde e felicidade.

Paramahansa Yogananda, A Eterna Busca de um Homem
Mude seus pensamentos, se desejar mudar as circunstâncias da sua vida. Uma vez que é o único responsável por seus pensamentos, somente você poderá mudá-los. Você vai querer fazê-lo quando compreender que cada pensamento cria as coisas de acordo com a sua própria natureza. Lembre-se de que essa lei atua sempre e que você está sempre se expressando de acordo com a espécie de pensamentos que tem habitualmente. Portanto, comece agora a ter apenas os pensamentos que lhe trarão saúde e felicidade.

Paramahansa Yogananda, A Eterna Busca de um Homem