Um novo olhar no Almirante... Este espaço foi criado como uma nova ferramenta de comunicação entre professores e alunos do Almirante. Vamos estreitar laços e, juntos, buscar um crescimento com visões e ideias através do diálogo dos blogeiros.
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Homônimas Perfeitas
Mais um exemplo de homônimas perfeitas: palavras que têm a mesma grafia e a mesma pronúncia, mas significados diferentes.
Concordância Verbal, Acentuação e Separação de Sílabas
Cuidado com a concordância verbal, acentuação e, neste caso, principalmente com a separação de sílabas: ar-te-sa-nais.
Correção: "Vendem-se flores artesanais de vários tipos."
Correção: "Vendem-se flores artesanais de vários tipos."
Erro de concordância...
Cada vez mais aumenta o número de pessoas que fala "tu vai, tu precisa, tu anda, tu come...". Além de gramaticalmente estar errado, é feio uma pessoa com este hábito. Imagine o adolescente de hoje que tem este "vício" chegando amanhã diante do seu chefe e falando: "Tu precisa de mais alguma coisa?"
Capela do Divino e Igreja da Matriz
Foto de Porto História PH.
CAPELA DO DIVINO e Igreja da Matriz, década de 1890.
No local onde hoje fica a Catedral Metropolitana foi erguida a primeira Capela do Divino Espírito Santo.
Em 1862, a Irmandade pediu à Presidência da Província a concessão de um pedaço da Praça da Matriz para construir a capela. O pedido foi encaminhado à Câmara Municipal com a observação de que a Praça da Matriz era pequena para ser estreitada mais. "Por isso, ficou a devoção ao lado da Matriz esquina da ex-rua do Cemitério, depois do Espírito Santo, onde ergueu nova e magestosa capelinha com uma torre, em substituição à velha Capela colonial que ali havia, tendo, nos fundos, o sobradinho da Irmandade - ou Casa Canônica.” (Fonte: Boletim Municipal, jan a abr de 1940)
Daquele tempo restou a rua que leva o nome da irmandade, onde hoje está a Cúria Arquidiocesana. No Brasil existem cerca de trezentas irmandades da mesma vertente que ainda mantém a devoção ao Espírito Santo.
http://www.portaldodivino.com/ nobrasil/portoalegre.htm
Foto: Virgílio Calegari (Acervo do Museu Joaquim José Felizardo / Fototeca Sioma Breitman)
No local onde hoje fica a Catedral Metropolitana foi erguida a primeira Capela do Divino Espírito Santo.
Em 1862, a Irmandade pediu à Presidência da Província a concessão de um pedaço da Praça da Matriz para construir a capela. O pedido foi encaminhado à Câmara Municipal com a observação de que a Praça da Matriz era pequena para ser estreitada mais. "Por isso, ficou a devoção ao lado da Matriz esquina da ex-rua do Cemitério, depois do Espírito Santo, onde ergueu nova e magestosa capelinha com uma torre, em substituição à velha Capela colonial que ali havia, tendo, nos fundos, o sobradinho da Irmandade - ou Casa Canônica.” (Fonte: Boletim Municipal, jan a abr de 1940)
Daquele tempo restou a rua que leva o nome da irmandade, onde hoje está a Cúria Arquidiocesana. No Brasil existem cerca de trezentas irmandades da mesma vertente que ainda mantém a devoção ao Espírito Santo.
http://www.portaldodivino.com/
Foto: Virgílio Calegari (Acervo do Museu Joaquim José Felizardo / Fototeca Sioma Breitman)
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
EDIFÍCIO HERRMANN
Abandonado
desde 2005, o Edifício Herrmann, na esquina da Rua dos Andradas com a
Rua Uruguai, vai passar por uma reforma e abrigará uma faculdade!
O prédio é considerado uma das primeiras "construções altas" de Porto
Alegre, mas a sua origem ainda é mistério para alguns historiadores. http://zhora.co/UHkLQF
O prédio é considerado uma das primeiras "construções altas" de Porto Alegre, mas a sua origem ainda é mistério para alguns historiadores. http://zhora.co/UHkLQF
QUEM É TEU INIMIGO?
O teu grande inimigo és tu mesmo. Se fores capaz de enfrentar a tua própria alma na escuridão e no silêncio, vencerás o eu físico ou animal, o eu que vive apenas nas sensações.
(Filosofia esotérica)
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Por que estudar a Língua Portuguesa?
QUEM NÃO DEFENDE A SUA LÍNGUA, O SEU SOLO E A SUA CULTURA BOM SUJEITO NÃO É.
Por Sebastião Roberto de Campos - escritor e historiador.
Não me conformo é com o desleixo em que caiu a bela Língua Portuguesa,
que hoje está mesclada de palavras estrangeiras, principalmente
inglesas, e não se sabe, algumas vezes, se o que o brasileiro fala é
Português ou a língua indo-europeia do grupo germânico falada nos
Estados Unidos e na Grã-Bretanha! Nos meios de comunicação fala-se
“brother” e não irmão.
Há
dias, encontrei em meus guardados um caderno de Português, escrito com
tinta líquida, datado de 1956, que pertenceu a minha esposa Fernanda,
quando esta cursava o antigo Normal (hoje Magistério). O seu conteúdo é
impressionante. Estudava-se a origem da Língua Portuguesa a fundo,
enfatizando que esta é uma continuação da latina.
Hoje, pelo
que vejo, até a gramática, tal como a conheço (num só volume, austera,
com as três partes distintas: fonética, morfologia e sintaxe), não ocupa
mais um lugar de relevo no material do estudante. Também os autores
consagrados foram trocados, em parte, pelos chamados autores de esquina,
que escrevem livros sobre os joelhos e consagram a gíria como forma
suprema de expressão.
Exemplo negativo tem-se nas revistas
ditas “famosas”, as quais lançam mão de frases como “A nível de” e
outras, que causam ”congestão cerebral”. Não faz muito tempo, alguém
disse assim pela televisão: “O jogador Ronaldinho não participará do
próximo jogo porque machucou-se a nível de joelho”. A frase não ficaria
melhor se esse alguém dissesse: “O jogador Ronaldinho não participará do
próximo jogo porque está com o joelho machucado”? Os modismos
idiomáticos fazem que muitas pessoas, inclusive intelectuais, caiam no
ridículo! Aos bons professores (há-os, ainda) compete sanar as dúvidas.
Só me resta dizer: - QUEM NÃO DEFENDE A SUA LÍNGUA, O SEU SOLO E A SUA CULTURA BOM SUJEITO NÃO É.
Por Sebastião Roberto de Campos - escritor e historiador.
Não me conformo é com o desleixo em que caiu a bela Língua Portuguesa, que hoje está mesclada de palavras estrangeiras, principalmente inglesas, e não se sabe, algumas vezes, se o que o brasileiro fala é Português ou a língua indo-europeia do grupo germânico falada nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha! Nos meios de comunicação fala-se “brother” e não irmão.
Há dias, encontrei em meus guardados um caderno de Português, escrito com tinta líquida, datado de 1956, que pertenceu a minha esposa Fernanda, quando esta cursava o antigo Normal (hoje Magistério). O seu conteúdo é impressionante. Estudava-se a origem da Língua Portuguesa a fundo, enfatizando que esta é uma continuação da latina.
Hoje, pelo que vejo, até a gramática, tal como a conheço (num só volume, austera, com as três partes distintas: fonética, morfologia e sintaxe), não ocupa mais um lugar de relevo no material do estudante. Também os autores consagrados foram trocados, em parte, pelos chamados autores de esquina, que escrevem livros sobre os joelhos e consagram a gíria como forma suprema de expressão.
Exemplo negativo tem-se nas revistas ditas “famosas”, as quais lançam mão de frases como “A nível de” e outras, que causam ”congestão cerebral”. Não faz muito tempo, alguém disse assim pela televisão: “O jogador Ronaldinho não participará do próximo jogo porque machucou-se a nível de joelho”. A frase não ficaria melhor se esse alguém dissesse: “O jogador Ronaldinho não participará do próximo jogo porque está com o joelho machucado”? Os modismos idiomáticos fazem que muitas pessoas, inclusive intelectuais, caiam no ridículo! Aos bons professores (há-os, ainda) compete sanar as dúvidas.
Só me resta dizer: - QUEM NÃO DEFENDE A SUA LÍNGUA, O SEU SOLO E A SUA CULTURA BOM SUJEITO NÃO É.
Lei 267/11 pune aluno desrespeitoso
A
Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (28)
proposta que prevê punição para estudantes que desrespeitarem
professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino.
Pelo Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, será encaminhamento à autoridade judiciária competente. A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta das escolas como responsabilidade e dever da criança e do adolescente estudante.
O relator, deputado Mandetta (DEM-MS), destacou que a violência contra professores do ensino médio e do fundamental é uma das causas da falta de qualidade da educação brasileira. “Professores com medo de sofrer violência ou represálias verbais e físicas, principalmente por parte de alunos, somado à falta de punição administrativa e/ou judicial dos estudantes indisciplinados ou violentos somente corroboram a existência de sérios problemas educacionais”, afirmou.
O parlamentar disse ainda que um estatuto que assegura apenas direitos, sem determinar deveres, desrespeita uma das regras básicas da educação, que é o respeito aos direitos dos outros. “É fato que há uma crescente violência contra professores e diretores em sala de aula, que não vem sendo coibida adequadamente pelas normas hoje em vigor. Cremos que o sistema de proteção integral determinado pela Constituição Federal às crianças e adolescentes também passa por imposição e cumprimento de deveres”, concluiu.
Fonte: http://www.pp.org.br/noticias/ 453/161469/ ComissaoAprovaPunicaoParaAlunoQ ueDesrespeitarProfessor/
Pelo Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, será encaminhamento à autoridade judiciária competente. A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta das escolas como responsabilidade e dever da criança e do adolescente estudante.
O relator, deputado Mandetta (DEM-MS), destacou que a violência contra professores do ensino médio e do fundamental é uma das causas da falta de qualidade da educação brasileira. “Professores com medo de sofrer violência ou represálias verbais e físicas, principalmente por parte de alunos, somado à falta de punição administrativa e/ou judicial dos estudantes indisciplinados ou violentos somente corroboram a existência de sérios problemas educacionais”, afirmou.
O parlamentar disse ainda que um estatuto que assegura apenas direitos, sem determinar deveres, desrespeita uma das regras básicas da educação, que é o respeito aos direitos dos outros. “É fato que há uma crescente violência contra professores e diretores em sala de aula, que não vem sendo coibida adequadamente pelas normas hoje em vigor. Cremos que o sistema de proteção integral determinado pela Constituição Federal às crianças e adolescentes também passa por imposição e cumprimento de deveres”, concluiu.
Fonte: http://www.pp.org.br/noticias/
- Rainer Maria Rilke, [Viareggio perto de Pisa (Itália), 23 de abril de 1903]. pág. 31 - "Cartas a um jovem poeta". Editora L&PM Pocket - Coleção L&PM Pocket, vol. 530, Agosto de 2006. (tradução de Pedro Süssekind).
Arte: Alta Plana - Cités obscurece, por Pierre Ceriano
Cais de Porto Alegre
Foto de Curto POA.
O
Cais no Centro de Porto Alegre no século XIX. Ao fundo, pode se ver as
construções que começam a aparecer e tomará a paisagem do local.
Mais fotos antigas de POA: http://goo.gl/oieOR
Mais fotos antigas de POA: http://goo.gl/oieOR
domingo, 17 de fevereiro de 2013
Ortografia: estupro
Muitos erram a grafia desta palavra que dispensa comentários. Fica aqui a forma correta de escrevê-la.
SUBSTANTIVOS ABSTRATOS
SUBSTANTIVOS ABSTRATOS
Lembrando que substantivos abstratos são "atributos, estados,
qualidades e ações, derivados de um conceito original. Eles não existem
por si sós. Não possuem forma. Digamos que não podem ser desenhados, uma
vez que não transmitem uma imagem."
Lembrando que substantivos abstratos são "atributos, estados, qualidades e ações, derivados de um conceito original. Eles não existem por si sós. Não possuem forma. Digamos que não podem ser desenhados, uma vez que não transmitem uma imagem."
Foto de The History Channel.
NOTÍCIA: LUA DE JÚPITER SERIA LUGAR IDEAL PARA DESENVOLVIMENTO DA VIDA, DIZ CIENTISTA DA NASAhttp://seuhistory.com/
A lua Europa, de Júpiter, teria maior probabilidade de abrigar algum tipo de vida em relação à Marte, segundo a opinião do cientista Robert Pappalardo, responsável do Jet Propulsion Laboratory (JPL), da Nasa. A Europa é coberta por uma camada de gelo relativamente fina, com um oceano (líquido sob o gelo) com rochas no fundo. O local também recebe radiações que, misturadas com a água, criam energia que seria ideal para o desenvolvimento da vida, de acordo com o pesquisador...
Você acredita que algum planeta ou lua do nosso sistema solar pode abrigar/desenvolver vida? Qual?
Continue lendo no site do HISTORY
http://seuhistory.com/
sábado, 16 de fevereiro de 2013
Meia
Na recepção de um salão de convenções em Fortaleza
- Por favor, gostaria de fazer minha inscrição para o Congresso.
- Pelo seu sotaque vejo que o senhor não é brasileiro. O senhor é de onde?
- Sou de Maputo, Moçambique.
- Da África, né?
- Sim, sim, da África.
- Aqui está cheio de africanos vindos de toda parte do mundo. O mundo está cheio de africanos.
- É verdade. Mas se pensar bem, veremos que todos somos africanos, pois a África é o berço antropológico da humanidade.
- Pronto, tem uma palestra agora na sala meia oito.
- Desculpe, qual sala?
- Meia oito.
- Podes escrever?
- Não sabe o que é meia oito? Sessenta e oito, assim, veja: 68.
- Ah, entendi, meia é seis.
- Isso mesmo, meia é seis. Mas não vá embora, só mais uma informação: A
organização do Congresso está cobrando uma pequena taxa para quem
quiser ficar com o material: DVD, apostilas, etc. Gostaria de
encomendar?
- Quanto tenho que pagar?
- Dez reais. Mas estrangeiros e estudantes pagam meia.
- Hmmm! Que bom. Ai está: seis reais.
- Não, o senhor paga meia. Só cinco, entende?
- Pago meia? Só cinco? Meia é cinco?
- Isso, meia é cinco.
- Tá bom, meia é cinco.
- Cuidado para não se atrasar, a palestra começa às nove e meia.
- Então já começou há quinze minutos, são nove e vinte.
- Não, ainda faltam dez minutos. Como falei, só começa às nove e meia.
- Pensei que fosse às 09h05min, pois meia não é cinco? Você pode escrever aqui a hora que começa?
- Nove e meia, assim, veja: 09h30min.
- Ah, entendi, meia é trinta.
- Isso mesmo, nove e trinta. Mais uma coisa senhor. Tenho aqui um
folder de um hotel que está fazendo um preço especial para os
congressistas. O senhor já está hospedado?
- Sim, já estou na casa de um amigo.
- Em que bairro?
- No Trinta Bocas.
- Trinta bocas? Não existe esse bairro em Fortaleza. Não seria no Seis Bocas?
- Isso mesmo, no bairro Meia Boca.
- Não é meia boca, é um bairro nobre.
- Então deve ser Cinco Bocas.
- Não, Seis Bocas, entende? Seis Bocas. Chamam assim, porque há um encontro de seis ruas, por isso seis bocas. Entendeu?
- E há quem possa entender?
VOUCHER
A palavra é inglesa, porém muito usada na língua portuguesa. Vale conhecer a forma correta de escrevê-la.
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