domingo, 30 de setembro de 2012

Exercício 1: As vírgula entre as Or. Coordenadas

                                                                                                      Língua Portuguesa 3º Ano
                                                                                                         Prof. Nádia Barros

Para melhorar tua expressão escrita, aqui tens uma ficha de exercícios sobre a Vírgula entre as orações coordenadas. Lembre-se, que esse tipo de oração em um período composto, não funciona como parte  de   outra oração; ela é  independentes do ponto de vista sintático e forma um período composto por coordenação. Por exemplo:
   "Engoli em seco, nada respondi à ofensa.
      1ª or.: engoli em seco = oração coordenada assindética;
      2ª or.: nada respondi à ofensa = oração coordenada assindética
                                              OU
   "Engoli em seco contudo não respondi à ofensa.
       1ªor.: Engoli em seco = oração coordenada assindética
       2ª or.: contudo não respondi à ofensa = oração coordenada sindética adversativa

Também é bom recordar, que há orações intercaladas ou, também, denominadas de interferentes.   Exemplo:
         É muito inteligente e educado o seu filho, disse a professora.
         Certo dia de abril - que dia frio e chuvoso fazia! - resolvemos ir à praia.
Elas são inseridas em outras orações com a finalidade de indicar o autor de uma citação, fazer um esclarecimento, uma ressalva, uma advertência, um desabafo, emitir uma opinião ou pedir desculpas. As oração intercaladas são sintaticamente independente e, geralmente, aparecem entre vírgulas, travessões ou parênteses.
Antes de responder às questões propostas, entre nos links para tirar dúvidas e recordar os conteúdos em: uso da vírgula nas orações coordenadas "http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/111732" e rever a classificação das orações coordenadas em http://www.infoescola.com/portugues/oracoes-coordenadas-assindeticas-e-sindeticas/".

1. Esses três períodos abaixo são simples:
  •  A situação financeira da empresa tornou-se muito difícil.
  • Muitos funcionários foram demitidos.
  • Os diretores continuaram andando em luxuosos carrões importados.
     a) Empregue conjunções que  estabeleça uma relação de sentido existente entre          
         essas orações e reúna-as em um período composto por coordenação.
     b) Classifique as três orações compostas do período que você construiu no item a.
     
2. Em uma prova escolar, uma das questões solicitava que os alunos classificassem a 
    oração destacada no período  abaixo  e justificassem a resposta.       
                 Os lixeiros coletaram todo o lixo, e não receberam o salário.
    Um dos alunos respondeu que a oração era coordenada sindética aditiva, justificando
    que essa classificação se devia à presença da conjunção e.
     Pergunta-se: esse aluno acertou ou errou a resposta?  Por quê?
  
3. Reescreva as frases, usando a vírgula e empregando os critérios estudados nas orações
    coordenadas.
    a) Não desista de seus sonhos pois eles são plenamente realizáveis.
    b) Os pescadores preparam o barco colocaram as redes na água e enfrantaram o mar
        agitado.
    c) Você ou assume a responsabilidade ou pede demissão do cargo. 
    d) O livro contem vários erros portanto passará por uma revisão mas só será editado
        no próximo ano.
    e) A tarde o tempo escureceu  e todos diziam benza a Deus! os raios riscavam o negro 
        céu mas a chuva não caiu sobre a cidade.
    f) Ele não se indignou com a ofensa xingou a todos como também proferiu injúrias e
       caluniou seu amigo.

4. Leia um trecho do texto Os Bruzundangas de Lima Barreto:
           O eleito, porém, depois de certos passes e benzuduras legais, vai para a Câmara representar a vontade, os desejos [dos eleitores] e, certamente, procura minorar-lhes os sofrimentos, sem nada conhecer de tudo isto.

  Considerando esse trecho, reordene as orações abaixo, inserindo elementos de 
    coesão que introduzam as ideias sugeridas entre parênteses.
      I. O eleito vai para a Câmara. (ideia matriz)
     II. O eleito vai minorar os sofrimentos. (ideia de finalidade)
    III. O eleito vai resolver os problemas dos eleitores. (ideia de adição)
    IV. O eleito recebe certos passes e benzeduras legais. (ideia de tempo)
     V. O eleito nada conhece de todos esses problemas. (ideia de concessão)
    
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário