quinta-feira, 1 de agosto de 2013

USO DA CRASE

USA-SE CRASE:
A) Antes de palavras femininas que admitem artigo.
     Fui à Bahia.                                                    Fui   a Campinas.
                 l                                                                           l
             (palavra feminina que admite Artigo "a")               (palavra feminina que NÃO admite artigo)
     * Quando se trata de nome de lugar, uma maneira fácil de saber se esse nome admite ou não artigo é construir a frase usando o verbo voltar. Ex.: Voltei da Bahia.  Voltei de Campinas.

B) Diante de expressões que indicam horas.
     Chegamos à uma hora da manhã.             Saímos às dez horas da reunião.

C) Quando ocorre ou está subentendida a expressão "A MODA DE".
     Vestia-se à moda gaudério.       Comeu um tatu à mineira. (= à moda mineira)
      * Não ocorre crase diante de locuções adverbiais de instrumento ou de meio.
D) Diante de locuções adverbiais femininas.
      Estava à procura de amor.  (locução adverbial de fim)
      Chegará à tarde. (locução adverbial de modo)
      Só estudava à força.  (locução adverbial de modo)
      Sentou-se à direita.   (locução adverbial de lugar)

E) Diante de pronomes demonstrativos "AQUELE(S), AQUELA (S), AQUILO.
    Fui a aquele cinema   ==> Fui àquele cinema.       Refiro-me a aquilo ==>  Refiro-me àquilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário