sexta-feira, 27 de dezembro de 2013


Para mim ou para eu fazer?
Para eu fazer é a forma correta. O pronome, em frases desse tipo, exerce a função de sujeito, e devemos usar pronomes do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração.
 
Degrais ou degraus?
O plural de palavras terminadas com ditongo "au" é "aus". O correto é "degraus".
 
Obrigada ou Obrigado?
Meninas agradecem com obrigada, enquanto os meninos agradecem com obrigado.
 
Com nós?
Caso não haja qualquer palavra ou expressão, após o pronome, que indique quem somos nós (mesmos, todos, próprios etc.), usa-se “conosco” .
 
Meia ruim?
A palavra meio, quando significa “mais ou menos”, é advérbio de intensidade. Os advérbios são palavras invariáveis (não se flexionam em gênero e número). Portanto, o correto é "Hoje eu acordei meio ruim...".
 
Célebro?
A forma correta de escrita da palavra é "cérebro".
 
Menas maionese?
"Menos" é um advérbio. É, portanto, uma palavra que não sofre flexão de gênero. Por isso, é sempre “menos”, nunca “menas”.
 
Vareiam?
O verbo é “variar”, com “i” (assim como "adiar", "vadiar" etc.). Portanto, os dados não "variam".
 
Adevogado?
A forma correta de escrita da palavra é "advogado" (com o "d" mudo).


Imagem por: Quadrinhos Ácidos. 
Para mim ou para eu fazer? Para eu fazer é a forma correta. 
O pronome, em frases desse tipo, exerce a função de sujeito, e devemos usar pronomes do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as) quando nos referimos ao sujeito da oração. Degrais ou degraus? O plural de palavras terminadas com ditongo "au" é "aus". O correto é "degraus". Obrigada ou Obrigado? Meninas agradecem com obrigada, enquanto os meninos agradecem com obrigado. Com nós? Caso não haja qualquer palavra ou expressão, após o pronome, que indique quem somos nós (mesmos, todos, próprios etc.), usa-se “conosco” . Meia ruim? A palavra meio, quando significa “mais ou menos”, é advérbio de intensidade. Os advérbios são palavras invariáveis (não se flexionam em gênero e número). Portanto, o correto é "Hoje eu acordei meio ruim...". Célebro? A forma correta de escrita da palavra é "cérebro". Menas maionese? "Menos" é um advérbio. É, portanto, uma palavra que não sofre flexão de gênero. Por isso, é sempre “menos”, nunca “menas”. Vareiam? O verbo é “variar”, com “i” (assim como "adiar", "vadiar" etc.). Portanto, os dados não "variam". Adevogado? A forma correta de escrita da palavra é "advogado" (com o "d" mudo). Imagem por: Quadrinhos Ácidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário