sábado, 5 de julho de 2014

Pronome



E.E.E.M. ALMIRANTE BARROSO                  PORTUGUÊS               PROF.ª NÁDIA BARROS                2º ANO
PRONOMES são palavras que substituem ou acompanham outras palavras, principalmente os substantivos. Podem também remeter a palavras, orações e frases expressas anteriormente.
Os pronomes que funcionam como substantivos chamam-se pronomes substantivos; e os que acompanham os substantivos chamam-se pronomes adjetivos.
Exemplos: Eu tomei chá gelado.   (substitui o substantivo e indica a pessoa que fala: locutor)
                    
     Pronome  substantivo pessoal reto                                        
                   Teu chá está quente. (acompanha o substantivo e indica a quem pertence o chá)
                    
     Pronome adjetivo possessivo

ATIVIDADE:
1.    Informe se os pronomes destacados são pronomes substantivos ou pronomes adjetivos:
a)      Todos os policiais encontraram explicações sensatas para aquele caso.
b)      Ninguém acreditava que tantos alunos ficariam reprovados.
c)       Alguns tinham dúvidas de que ele partisse, embora suas malas estivessem prontas.
d)  Conhecemos muitas coisas através da experiência, do contato com elas, mas também conhecemos outras através da linguagem, pois esta nos coloca em contato com o mundo.

PRONOMES PESSOAIS são aqueles que indicam as três pessoas do discurso.
·         o locutor (quem fala): 1ª pessoa: eu (singular) ou nós (plural);
·         o locutário (com quem se fala): 2ª pessoa: tu (singular) ou vós (plural)
·         o assunto ou referente ( do que ou de quem se fala): 3ª pessoa: ele/ela (singular) ou eles/elas (plural).
Exe                 Ex.: Eu fui ao cinema de táxi.     (eu = 1ª pessoa do discurso é quem fala = locutor)
                 Tu foste ao cinema de táxi.  (tu = 2ª pessoa do discurso é com quem se fala = locutário)
                    Ele foi ao cinema de táxi.   (ele = 3ª pessoa do discurso é de quem se fala = referente)

2.    Informe quem são as pessoas do discurso:
a)      Quem  pensas que és?
b)      Sabemos de tudo.
c)       Todas são nossas amigas.
d)      Penso que não há nada entre Maria e João.
e)      Sois responsáveis por vossos atos.
f)       Conseguiram o que queriam.
g)      Preste atenção no que ela diz.
h)      Sei que perdeste tudo.

Os pronomes pessoais são subdivididos em:
   DO CASO RETO: função de sujeito na oração.
       Nós saímos do shopping. (nós = sujeito)
   DO CASO OBLÍQUO: função de complemento na frase.
      Desculpem-me. (me = objeto)

   Os pronomes oblíquos subdividem-se em:
oblíquos átonos: me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os,  as, lhes  nunca são  precedidos de preposição.
 Ex.: Basta-me o teu amor.
oblíquos tônicos: mim, ti, si, ele, ela, nós, vós, si, eles, elas são sempre precedidos de preposição
Preposição: a, de, em, por, com etc.
Ex.: Basta a mim o teu amor.

3.    Classifique o, a, os as em artigo ou pronome pessoal oblíquo:
a)      O professor ensina o que sabe; o aluno aprende o que não sabe.
b)      Maria,  Ana e Cristina encontrei-as na praia.
c)       Os direitos não são iguais se as oportunidades são diferentes.
d)      Perdi a hora. E o meu relógio não estava ali. Procurei-o por todos os cantos da casa, mas não o encontrei.
e)      Acabou o tempo em que a mulher  era educada para sonhar e o homem para trabalhar.

4.    Diga se os pronomes destacados são oblíquos átonos ou oblíquos tônicos:
a)      Ele deu um presente a mim.                        d) Ofereci  bombons a ela.
b)      Ofertaram-nos flores.                                 e) Ele disse que sairá conosco.
c)       Vi-os há pouco no bar.                                  

   OBSERVAÇÕES:
A.    Dá-se o nome de PRONOME REFLEXIVO ao pronome oblíquo que se refere ao mesmo ser indicado pelo pronome reto, quem pratica a ação.  Exemplos:
        Paulo feriu-se.    Maria só pensa em si.    Ela trouxe as chaves consigo.   Eu sento-me neste  sofá.
        Levanta-te, menino.              Preparemo-nos para sair.            Arranjai-vos depressa.

B.  Os pronomes oblíquos o, a, os, ao assumem as formas:
·      lo,la, los, las após os verbos terminados em  –r, s, z.   Exemplos:
Vou escrever uma carta.  è Vou escrevê-la.    Vou convidar ela. è Vou convidá-la.

·      no, na, nos, nas após os verbos terminados em fonemas nasais (–am, em, ão, õe)
Levem  ela para casa. è Levem-na para casa.        Põe os livros ali. è Põe-nos ali.

5.    Assinale as frases que contenham pronomes oblíquos reflexivos:
a)      Pai e filho se acusavam abertamente pela falência da firma.
b)      Os amigos de meu pai nos ajudaram muito.
c)       O advogado da firma não concordou comigo.
d)      Eu gostaria de viajar contigo para o litoral.
e)      Em geral, a criança quer tudo para si.

6.    Observe o modelo e continue empregando os pronomes retos e oblíquos reflexivos.
Eu  me  esqueço.                                              Nós
Tu                                                                    Vós
Ele                                                                   Eles

7.    Complete as frases com os pronomes oblíquos reflexivos: comigo – contigo – consigo – conosco – convosco.
a)      Trago os documentos .............                              d) Sempre trazemos os documentos ....
b)      Trazes os documentos ...................                       e) Trazeis os documentos ....... sempre.
c)       Você deve trazer os documentos ..........                f) Vais ao jogo? Posso ir .......?

8.    Reescreva as frases, substituindo as palavras ou expressões em destaque pelos pronomes o, a, os, as, anexando-os adequadamente aos verbos:
a)      Preciso vender meu caro ainda este ano.
b)      O trabalho de Seminário? Fiz ele hoje.
c)       Vendemos as joias  todas.
d)      Elogiaram meu amigo pela apresentação do trabalho.
e)      Seguimos os passos.
f)       Convidaram minhas primas para o aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário