terça-feira, 8 de julho de 2014

TROVADORISMO - 1º ANO

LITERATURA:  TROVADORISMO              PROF  NÁDIA BARROS           1º ANO
 


Chama-se de Trovadorismo o primeiro período da literatura portuguesa onde é estudada a produção literária da Idade Média  entre os  anos de 1189 (ou 1198) e 1385, isto é, século XII ao século XIV. A primeira data (1189) seria a da mais antiga composição lírica galego-portuguesa denominada "Cantiga da Ribeirinha", de Paio Soares de Taveirós. A segunda data 1198 marca o final da primeira dinastia reinante em Portugal: a dos Borgonha. Nessa época, Portugal começava a firmar-se como reino independente, embora mantivesse laços econômicos, sociais e culturais com o restante da Península Ibérica. Desses laços, surgiu,  próximo a Galícia (região ao norte do rio Douro), uma língua particular, de traços próprios, chamada galego-português e a produção literária dessa época foi feita nesta variedade linguística. Essa língua deu origem à língua portuguesa.  


PANORAMA HISTÓRICO:  O Trovadorismo corresponde a uma das fases mais turbulentas da história de Portugal. Em 1139, D. Afonso Henriques proclamou-se rei e iniciou a luta contra Leão e Castela, pela independência do Condado Portucalense. O novo reino foi reconhecido em 1143, pelo tratado de Zamora. Mas isso não trouxe ainda a paz ao pequeno país que nascia, pois faltava conquistar as terras do sul, dominadas pelos árabes desde o século VIII. A guerra contra os mouros prolongou-se até meados do século XV e faz perdurar, na nobreza, o espírito guerreiro e aventureiro das Cruzadas. É daí o gosto tardio pelas novelas de cavalaria em Portugal. A cultura trovadoresca refletia bem o panorama histórico desse período: as Cruzadas, a luta contra os mouros, o feudalismo, o poder espiritual do clero.


SISTEMA ECONÔMICO E POLÍTICO: O sistema, chamado feudalismo, consistia numa hierarquia rígida entre senhores: um deles o suserano ou senhor feudal, fazia a concessão de uma porção de terra, chamada de feudo a outro indivíduo, o vassalo ou servo. O suserano, no regime feudal, prometia proteção ao vassalo como recompensa por certos serviços prestados. Essa relação de dependência entre suserano e vassalo era denominada de vassalagem. Havia ainda outra classe social: o clero. Nessa época, o poder da Igreja era bastante forte, porque ele possuía grandes extensões de terra, além de dedicar-se à política. 



RELIGIOSIDADE: A religiosidade foi um aspecto marcante da cultura medieval portuguesa e os conventos difundiam essa cultura. Eram neles que se escolhiam os textos filosóficos a serem divulgados, em função da moral cristã. A vida do povo lusitano estava voltada para os valores espirituais e a salvação da alma, Nessa época eram frequentes as procissões, as romarias, além das próprias Cruzadas - expedições realizadas durante a Idade Média, que tinham por objetivo a libertação dos lugares santos, situados na Palestina e venerado pelos cristãos. Essa época foi caracterizada por uma visão teocêntrica (Deus como centro do Universo). O espírito religioso medieval refletiu-se nas novelas de Cavalaria como na poesia de temática religiosa (Cantiga de Santa Maria, de D. Afonso X), nas hagiografias (biografia de santo) e nas obras de devoção. 


ARQUITETURA: Na arquitetura, o estilo gótico predominava na construção de enormes e imponentes catedrais, projetadas para o alto, à semelhança de mãos em prece tentando tocar o céu.


ARTES: A pintura e a escultura procuravam retratar cenas da vida de santos ou episódios bíblicos.

LITERATURA: Desenvolveu-se em Portugal um movimento poético chamado Trovadorismo. Os poemas produzidos eram feitos para serem cantados por poetas e músicos (trovadores, menestréis, jograis e segreis). Recebiam o nome de cantigas, porque eram acompanhadas por instrumentos de corda e de sopro. Mais tarde, essas cantigas foram reunidas em Cancioneiros: o da Ajuda, o da Biblioteca Nacional e o da Vaticana.

·      trovador: poeta que compunha a letra e a música de canções; em geral era uma pessoa culta, quase sempre nobres, contando entre  alguns reis , como D Sancho I, D. Afonso X , D. Dinis.
·         jogral: cantor de origem plebeia.
·         menestrel: músico-poeta que vivia na casa de um fidalgo, enquanto o jogral andava de terra em terra.
·         segrel: trovador profissional, fidalgo desqualificado que ia de corte em corte, acompanhado de um jogral.

  CARACTERÍSTICAS DA CANTIGAS:
   ·         Língua: galego-portuguesa.
   ·         Tradição oral e coletiva.
   ·      Poesia de tradição oral, cantada e acompanhada por instrumentos musicais, colecionadas posteriormente em cancioneiros.
   ·         Autores: trovadores.
   ·         Intérpretes: jograis, segreis e menestréis.
   ·         Gênero: lírico (cantigas de amigo, cantigas de amor) e satírico (cantigas de escárnio, cantigas de maldizer).
   ·         Acompanhadas por dança.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário