sábado, 6 de outubro de 2012

Exercícios 2: Orações coordenadas

                                                                                                                   Língua Portuguesa 3º Ano
                                                                                                                        Prof. Nádia Barros

        Para que possas melhorar tua expressão escrita, aqui tens uma ficha de trabalho com exercícios sobre Orações coordenadas. É importante que respondas às questões apresentadas. Se desejas relembrar ou tirar dúvidas sobre este conteúdo link aqui.

1. Leia o poema  A GAIOLA de Maria do Carmo B. C de Melo:
                                    "Era a gaiola e era a vida era a gaiola
                           e era o muro a cerca e o preconceito
                           e era o filho a família e a aliança
                           e era a grade a filha e era o conceito
                           e era o relógio horário o apontamento
                           e era o estatuto a lei e o mandamento
                           e a tabuleta dizendo é proibido.

                           E era a vida e era o mundo e era a gaiola
                           e era a casa o nome a vestimenta
                           e era o imposto o aluguel a ferramenta
                           e era o orgulho e o coração fechado
                           e o sentimento trancado a cadeado.
                           E era o amor e o desamor e o medo de magoar
                           e eram os laços e o sinal de não passar
                           E era a vida era a vida o mundo e a gaiola
                           e era a vida e a vida era a gaiola."

    a) Esclareça o sentido manifestado pela repetição da conjunção coordenativa aditiva e.
    b) Imagine o poema sem nenhuma conjunção e. Qual seria o sentido do poema sem a 
         conjunção?
    c) O verso: "e era a vida e a vida era a gaiola" sugere uma nova construção.  Como seria      
         essa construção?
    d) Por que a poetisa não usou vírgulas no poema e em que casos demos usá-las?

2. Identifique cada oração, classificando-as e o período.
    a) "O dia amanhecia, começava o movimento dos carros nas ruas e eu me preparava; seria 
         mais um dia de trabalho." 
    b) Meu carro está no oficina, portanto não posso viajar este fim de semana, mas                             provavelmente, irei a São Paulo no próximo mês.
    c) Mário tomou banho, penteou-se vestiu a acmisa nova, saiu de casa, tentou entrar na      
        boate, mas era menor de idade; por isso foi barrado na portaria.
    d) Arrumamos as mochilas e  fomos para o campo, durante o feriado.
    e) A música ora tocava suave e agradável, ora ressoava retumbante pela casa.
    f)  Não só perdeu a condução como também se atrasou para a prova.
    g) O aluno desistiu de estudar, pois ia mal nas matérias.

3. As orações coordenadas explicativas estão nos itens:
    a) Anda depressa que o tempo urge.
    b) Visitei o menino que adoeceu.
    c) Morreu a floresta que queimaram.
    d) "Anda que anda, menino."
    e) "Pedro que é pequeno, depende dos pais."
    f) Aproveite que a liquidação só vai até sábado.



Um comentário: