Prof. Nádia Barros
Para que possas melhorar tua expressão escrita, aqui tens uma ficha de trabalho com exercícios sobre Orações coordenadas. É importante que respondas às questões apresentadas. Se desejas relembrar ou tirar dúvidas sobre este conteúdo link aqui.
1. Leia o poema A GAIOLA de Maria do Carmo B. C de Melo:
"Era a gaiola e era a vida era a gaiola
e era o muro a cerca e o preconceito
e era o filho a família e a aliança
e era a grade a filha e era o conceito
e era o relógio horário o apontamento
e era o estatuto a lei e o mandamento
e a tabuleta dizendo é proibido.
E era a vida e era o mundo e era a gaiola
e era a casa o nome a vestimenta
e era o imposto o aluguel a ferramenta
e era o orgulho e o coração fechado
e o sentimento trancado a cadeado.
E era o amor e o desamor e o medo de magoar
e eram os laços e o sinal de não passar
E era a vida era a vida o mundo e a gaiola
e era a vida e a vida era a gaiola."
a) Esclareça o sentido manifestado pela repetição da conjunção coordenativa aditiva e.
b) Imagine o poema sem nenhuma conjunção e. Qual seria o sentido do poema sem a
conjunção?
c) O verso: "e era a vida e a vida era a gaiola" sugere uma nova construção. Como seria
essa construção?
d) Por que a poetisa não usou vírgulas no poema e em que casos demos usá-las?
2. Identifique cada oração, classificando-as e o período.
a) "O dia amanhecia, começava o movimento dos carros nas ruas e eu me preparava; seria
mais um dia de trabalho."
b) Meu carro está no oficina, portanto não posso viajar este fim de semana, mas provavelmente, irei a São Paulo no próximo mês.
c) Mário tomou banho, penteou-se vestiu a acmisa nova, saiu de casa, tentou entrar na
boate, mas era menor de idade; por isso foi barrado na portaria.
d) Arrumamos as mochilas e fomos para o campo, durante o feriado.
e) A música ora tocava suave e agradável, ora ressoava retumbante pela casa.
f) Não só perdeu a condução como também se atrasou para a prova.
g) O aluno desistiu de estudar, pois ia mal nas matérias.
3. As orações coordenadas explicativas estão nos itens:
a) Anda depressa que o tempo urge.
b) Visitei o menino que adoeceu.
c) Morreu a floresta que queimaram.
d) "Anda que anda, menino."
e) "Pedro que é pequeno, depende dos pais."
f) Aproveite que a liquidação só vai até sábado.
Muito interessante esta atividade de relacionar a poesia com a expressão escrita.
ResponderExcluir