quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Técnicas de memorização

É possível acelerar o aprendizado, utilizando recursos símples de memorização e pequenas mudanças de hábitos no seu dia a dia. Você  sabe por que não memoriza o que foi explicado em aula? Não! Então, veja essas 10 dicas.

Técnicas de memorização ajudam no estudo; confira 10 dicas para estimular sua memória

Você já pensou em por que nós nunca esquecemos coisas que aprendemos quando criança? O ser humano aprende, preferencialmente, pela repetição. A criança repete o que os pais falam, o que os pais fazem, as músicas e os gestos.
Mas na hora do estudo, a repetição para decorar o material didático não é a melhor fórmula. “Decoreba funciona? Sim! Muitos alunos passam de ano decorando. É a melhor estratégia? Não! Perde-se tempo e confiança no processo”, considera Renato Alves, preparador mnemônico e autor do livro “Não Pergunte se Ele Estudou - Como Desenvolver nos Filhos o Interesse e a Motivação nos Estudos”.
“É possível acelerar em até dez vezes o aprendizado utilizando ferramentas simples de memorização e pequenas mudanças de hábitos na rotina do aprendizado”, completa.

Dez estratégias de memorização

Foto 3 de 10 - "Uma vez que você assistiu aula e leu um livro, você vai fazer a confirmação e jogar isso para a memória e, mentalmente, repassar o conteúdo. Submeter o conteúdo às nossas três memórias: a memória visual (que fazemos relação com imagens), a auditiva (ler em voz alta, por exemplo) e sinestésica (contar aquilo com gestos e movimentos) é uma ótima forma de estimular a memória", diz o especialista Mais Eduardo Knapp/Folhapres

Nenhum comentário:

Postar um comentário