quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O real significado do conector coordenado "mas"

      Achei muito interessante e pertinente esse estudo de defesa de mestrado de Renata Margarida na Universidade Presbiteriana Mackenzi, em São Paulo. Ela baseou seu estudo na conjunção adversativa "mas", na construção sintática da oração coordenada sindética adversativa, suas semelhanças e diferenças nos contextos discursivos. É bom lembrar que o conector "mas" é o reponsável pelas relações de contraste, de oposição ocorrido na oração e é muito utilizado nas redações de gêneros textuais argumentativos, em que se coloca em oposição valores e visões do mundo. Isto equivale dizer, que uma noção prevalece sobre a outra. As coordenadas adversativas inserem o argumento apresentado como sendo o mais forte da oração. Se alguém diz "Rouba, mas ...faz", destaca-se o ato negativo praticado na segunda oração.
      Outro fato ressaltado, é a mobilidade do termos da oração, causando um efeito na estratégia linguística: "Faz, mas... rouba". O feito de sentido será diferente devido a mudança de lugar na construção da oração.
      Levando isso em conta, essa estratégia de mudar os termos para dar um impacto maior no discurso,  será de grande utilidade na prova de redação do Enem, causando uma boa impresão e impacto no corretor.
      Ler mais em: www.revistalingua.com.br, ano 8,nº 83, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário