domingo, 28 de outubro de 2012

Pureza

Cintia Decker compartilhou:

Gírias Novas e Antigas

 Este mês, o Diário Gaúcho publicou uma reportagem sobre Expressões populares.  Chamada de gírias  ou bordões essas expressões, por exemplo: bom pra dedéu!, foram usadas pelo povo em tempos atrás e continuam sendo utilizadas hoje por determinados grupos, comunidades e classes sociais. Esse fenômeno linguístico ocorre, porque a língua portuguesa é viva e está permanentemente se renovando, mudando, recriando, modificando conforme as necessidades do falante, da época e da região em que vive.  Outras expressões vão se renovando, se adaptando, tomando uma nova vestimenta, conforme a necessidade do falante; como no caso, da palavra "pai", que evoluiu para "véio". Por quê? Porque as pessoas convivem diáriamente com grupos sociais diferentes e, alguns grupos, buscam ser diferentes do outro grupo ou da norma estabelecida como padrão.

BORDÕES DE ONTEM:  
  • A vaca foi para o brejo: algo que não terminou bem, deu errado.
  • Agora a cobra vai fumar: se prepare, a situação vai ficar ruim, o bicho vai pegar.
  • Onde o diabo perdeu as botas: num lugar muito longe.
  • Tempo do onça: antigamente.
  • Necas de pitibiriba: nada, não tinha nada lá.
  • Botar as barbas de molho: ficar de sobreaviso, atento.
  • Matar cachorro a grito: quando aceita fazer qualquer coisa para atingir um objetivo.
  • É dose pra mamute: é demais, passou dos limites idealizados.
  • Amigo da onça: traidor, mentiroso.
  • Será o Benedito?: Mas será possível?
  • Tudo nos trinques: Tudo certo, numa boa.
  • Tirar água do joelho: fazer xixi.
  • Onde fiu amarrar meu bode?: está metido numa enrrascada e arrependido.
  • Firme na paçoca?: Tudo bem? É uma saudação. 
  • Sebo nas canelas: ir depressa.
  • Amarrar cachorro com linguiça: as coisas eram boas e havia fartura.
  • Me caiu os butiá do bolso: pessoa impressionada, chocada ou assustada.
  • Não coloca a carroça na frente dos bois: não se antecipe aos fatos, falar ou agir irracionalmente.
  • Na capa da gaita: o sujeito está com os dias contados, terminado a carreira.
BORDÕES DE HOJE:
  • Vacilou: marcou bobeira, deu chance para algo acontecer.
  • Animal: bacana, demais, bom.
  • Balada: festa.
  • Caô: mentira, mentiroso.
  • Xavecar: cantar, namorar.
  • Zoar: brincar, baginçar.
  • Dar um rolê: dar uma volta.
  • Queimou meu filme: deixar alguém mal em alguma situação.
  • Trampo: emprego, trabalho.
  • Encher linguiça: falar muito e não explicar.
  • Busão: ônibus.
  • Vaza daqui: sai fora.
  • Treta: esquema ilegal.
  • Mané: trouxa, idiota.
  • Tá ligado: tá sabendo, tá por dentro.
  • Tchuco: embriagado, bêbado.
  • Tô bolado: chateado, preocupado ou tô grilado.
              Extraído do Diário Gaúcho, Bom pra dedéu! de Eduardo Rodrigues, p. 3, 15/10/2012.

sábado, 27 de outubro de 2012

Poema


"Nego-me a submeter-me ao medo,
Que me tira a alegria de minha liberdade,
Que não me deixa arriscar nada,
Que me torna pequeno e mesquinho,
Que me amarra,
Que não me deixa ser direto e franco,
Que me persegue,
Que ocupa negativamente a minha imaginação,
Que sempre pinta visões sombrias.
No entanto não quero levantar barricadas por medo do medo,
Eu quero viver, não quero encerrar-me.
Não quero ser amigável por medo de ser sincero.
Quero pisar firme porque estou seguro,
E não para encobrir o medo.
E quando me calo, quero fazê-lo por amor,
E não por temer as consequências de minhas palavras.
Não quero acreditar em algo só por medo de não acreditar.
Não quero filosofar por medo de que algo possa atingir-me de perto.
Não quero dobrar-me só porque tenho medo de não ser amável.
Não quero impor algo aos outros pelo medo de que possam impor algo a mim.
Por medo de errar não quero me tornar inativo.
Não quero fugir de volta para o velho, o inaceitável, por medo de não me sentir seguro no novo.
Não quero fazer-me de importante porque tenho medo de ser ignorado.
Por convicção e amor quero fazer o que faço e deixar de fazer o que deixo de fazer.
Do medo quero arrancar o domínio de dá-lo ao amor.
E quero crer no reino que existe em mim."

Rudolf Steiner

Vamos passear e adquirir cultura!

As moscas

Nova contribuição do profº Jeferson... Muito interessante! Veja:
Como as moscas conseguem andar em tetos e paredes?
As patas das moscas têm cada uma, na ponta, duas pequenas almofadas com ventosas microscópicas, em forma de trombeta, que lhes permite deslocar-se sobre as superfícies lisas e cuja aderência é tão eficaz que lhes possibilita andar nas paredes sem cair.
http://diariodebiologia.com/

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

"Quem não consegue expressar o que sente por receio de ofender alguém, está desprezando seus próprios sentimentos.  Podemos falar tudo para o outro, o segredo está no jeito como falamos."
                                                                                                     (Crisbalbueno)

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Entusiasmo

 "A vibração mais elevada da nossa irradiação energética e viva é o entusiasmo. Muitas vezes confundido com exuberância e paixão, o entusiasmo autêntico é um sinal de que estamos completamente abertos e livres e, naturalmente, derramando nossa luz e energia no mundo. Em qualquer família, comunidade, equipe ou organização, o entusiasmo é como a luz do sol. Tem a capacidade de animar, elevar e revigorar a quem toca. Entusiasmo constante é um dos fundamentos da liderança eficaz em qualquer contexto."
                  (Mike George, Dare to live, Clear Thinking)

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Exercício 3: Acentuação gráfica

     Português 1º Ano           Prof. Nádia Barros

1. O humorista e escritor Max Nunes criou os provérbios abaixo. Leia-os e responda às questões:
           
                      Novos provérbios  

              Quem não deve não treme.                                                       Quem tudo quer tudo pede.                   
              Um dia a caspa cai. 

    a) Relembre o conceito de fonema e explique como Max Nunes obteve o 
       efeito humorístico nos provérbios. 
   b) Faça a divisão silábica das palavras a seguir e classifique, se houver,
       os encontros vocálicos:
       * provérbios         * dia            * não             * cai      
   c) Responda:  "quer" apresenta ditongo?  Por quê?

2.  Transcreva as palavras abaixo que servem de exemplo para cada regra de 
     acentuação.
           
         balaústre        carnaúba        inventário        próspero      antagônicos
      Gravataí          possíveis       egoísmo           veículo        nômade
      inocência         pás               oxigênio           inúmeros     túneis

   a)  Monossílabas tônicas terminadas em  a(s) que recebem acento gráfico.
   b)  Paroxítonas terminadas em ditongo, seguido ou não de s.
    c)  Todas as proparoxítonas são acentuadas.
   d)  O i e o u, na segunda vogal do hiato, recebem acento quando ocorrem    sozinhos ou com s na sílaba, não seguidos de nh.

3. Complete os espaços com as seguintes palavras, acentuando-as quando 
    necessário:
    
     lambada    pudico        interim         avaro           rubrica      consul
    revolver    prototipo     alcoolatra     pantano       carater      sabado
             

   a)  A mãe saiu de casa; nesse ......... a filha chegou da escola.
   b)  O brigadiano levava ................  no colder.
   c)  A prefeitura de Porto Alegre promete aterrar este ............ .
   d)  No início bebia para comemorar, depois tornou-se um ........... .
   e)  Eu troquei a ........... do abajur.
   f)  O júri se valeu do ............ irrepreensível do ........... .
   g)  Declarou que não era sua .............. e que falsificaram, também a sua a
        assinatura.
   h)  Os engenheiro apresentaram o .............. do avião. 
   i)   No ............. iremos todos ao Parque das Águas.
   j)   Todos sabiam que era um rapaz .............., recatado.
   k)  O ............ é cego; vê o ouro e não vê a riqueza.

4. Acentue convenientemente os vocábulos oxítonos das frases abaixo.

    a) No final do mês só lhe sobravam alguns vintens.
    b) Isto advem do fato de eles não  terem escrúpulos.
    c) Eles tambem participaram da eleição do grêmio estudantil.
    d) Disse-lhe que não queria ver ninguem.
    e) A enfermeira cuidava dos recem-nascidos.

5. Formule a regra de acentuação das seguintes séries de palavras:
    a) está, estás, até, vocês, camelô, expôs;
    b) alguém, parabéns.
    c) pá, chás, fé, pés, só, nós
   

 

Feliz Dia dos Professores!

Ser professor...
Ser professor é muito mais do que passar conhecimentos, é ensinar com dedicação, carinho e alta dose de paciência. Porque é você que aparta brigas, discussões e tem o voto de Minerva e, quando tudo está muito difícil de compreender, abre um sorriso e diz: calma, que você vai conseguir! É agir com simplicidade, com carinho, com companheirismo, é, também ser amigo, enxugar lágrimas, estimular e dar um forte abraço.
Parabéns por você ser essa pessoa tão especial e imprecindível!


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Técnicas de memorização

É possível acelerar o aprendizado, utilizando recursos símples de memorização e pequenas mudanças de hábitos no seu dia a dia. Você  sabe por que não memoriza o que foi explicado em aula? Não! Então, veja essas 10 dicas.

Técnicas de memorização ajudam no estudo; confira 10 dicas para estimular sua memória

Você já pensou em por que nós nunca esquecemos coisas que aprendemos quando criança? O ser humano aprende, preferencialmente, pela repetição. A criança repete o que os pais falam, o que os pais fazem, as músicas e os gestos.
Mas na hora do estudo, a repetição para decorar o material didático não é a melhor fórmula. “Decoreba funciona? Sim! Muitos alunos passam de ano decorando. É a melhor estratégia? Não! Perde-se tempo e confiança no processo”, considera Renato Alves, preparador mnemônico e autor do livro “Não Pergunte se Ele Estudou - Como Desenvolver nos Filhos o Interesse e a Motivação nos Estudos”.
“É possível acelerar em até dez vezes o aprendizado utilizando ferramentas simples de memorização e pequenas mudanças de hábitos na rotina do aprendizado”, completa.

Dez estratégias de memorização

Foto 3 de 10 - "Uma vez que você assistiu aula e leu um livro, você vai fazer a confirmação e jogar isso para a memória e, mentalmente, repassar o conteúdo. Submeter o conteúdo às nossas três memórias: a memória visual (que fazemos relação com imagens), a auditiva (ler em voz alta, por exemplo) e sinestésica (contar aquilo com gestos e movimentos) é uma ótima forma de estimular a memória", diz o especialista Mais Eduardo Knapp/Folhapres

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Novidade

"Torne cada segundo novo. Será que alguma coisa que ainda não aconteceu, pode acontecer em um segundo? Entre um segundo e outro qualquer coisa pode acontecer: um terremoto, uma erupção vulcânica ou uma mudança de atitude. Que hoje eu consiga fazer uma autochecagem e de repente mudar minha atitude. Que hoje eu experimente o poder da novidade."
                                                                             (Brahma Kumares)

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Toquinho - Aquarela (original)


Homenagem ao Dia da Criança

À todos os alunos do Almirante dos 6 aos 80,
         Deixe sua criança tomar conta de você... irradie alegria e seja solícito com todos.
         Parabéns pelo Dia da Criança!

A Poder das Crianças

Uma expressão de dor, um pequeno gemido e uma dúzia de adultos ao redor entra em pânico. Um sorriso, uma risada, uma palavra nova dita desajeitadamente, e os que estão por perto são transportados a um estado de alegria, riem encantados, esquecem problemas e preocupações. Um adulto até brinca e fala como criança, quando se dirige a ela, pelo puro prazer de mergulhar no estado primordial de unidade com a vida.

Uma criança de um a dois anos de idade confia em todos. Seu amor é universal. Ela sorri para qualquer um e faz amizade em um instante. Não reconhece rixas ou preconceitos e ignora disputas políticas. Não vê separação entre pessoas nem percebe a si mesma como um ser independente. Amiga natural dos animais domésticos, ela inspira devoção nos cachorros e desperta a tolerância dos gatos.


É por esses e outros motivos que as crianças pequenas têm uma aura de divindade em torno de si. Elas não construíram uma couraça de proteção psicológica. Vivem a harmonia espiritual, e por isso não conhecem os perigos da vida.

A bem-aventurança só ocorre a aqueles que nunca sentiram o peso de uma existência isolada – ou aqueles que aprenderam a esquecer de si mesmos. As crianças pequenas ainda não tiveram tempo para sentir solidão e por isso têm algo da felicidade dos sábios.

Na memória inconsciente da humanidade, a criança simboliza o estado de pureza original. Ao mesmo tempo, ser criança é perigoso: implica uma inocência, um não-saber, uma inadequação para lidar com as coisas do mundo e uma necessidade de ser protegido. O adulto sábio não deixa de ter a sensibilidade e a capacidade de aprender de uma criança. Mas ele defende esse centro infantil com a sabedoria de um velho e com a vigilância de um guerreiro.

C. AVELINE
www.filosofiaesoterica.com

sábado, 6 de outubro de 2012

Exercícios 2: Orações coordenadas

                                                                                                                   Língua Portuguesa 3º Ano
                                                                                                                        Prof. Nádia Barros

        Para que possas melhorar tua expressão escrita, aqui tens uma ficha de trabalho com exercícios sobre Orações coordenadas. É importante que respondas às questões apresentadas. Se desejas relembrar ou tirar dúvidas sobre este conteúdo link aqui.

1. Leia o poema  A GAIOLA de Maria do Carmo B. C de Melo:
                                    "Era a gaiola e era a vida era a gaiola
                           e era o muro a cerca e o preconceito
                           e era o filho a família e a aliança
                           e era a grade a filha e era o conceito
                           e era o relógio horário o apontamento
                           e era o estatuto a lei e o mandamento
                           e a tabuleta dizendo é proibido.

                           E era a vida e era o mundo e era a gaiola
                           e era a casa o nome a vestimenta
                           e era o imposto o aluguel a ferramenta
                           e era o orgulho e o coração fechado
                           e o sentimento trancado a cadeado.
                           E era o amor e o desamor e o medo de magoar
                           e eram os laços e o sinal de não passar
                           E era a vida era a vida o mundo e a gaiola
                           e era a vida e a vida era a gaiola."

    a) Esclareça o sentido manifestado pela repetição da conjunção coordenativa aditiva e.
    b) Imagine o poema sem nenhuma conjunção e. Qual seria o sentido do poema sem a 
         conjunção?
    c) O verso: "e era a vida e a vida era a gaiola" sugere uma nova construção.  Como seria      
         essa construção?
    d) Por que a poetisa não usou vírgulas no poema e em que casos demos usá-las?

2. Identifique cada oração, classificando-as e o período.
    a) "O dia amanhecia, começava o movimento dos carros nas ruas e eu me preparava; seria 
         mais um dia de trabalho." 
    b) Meu carro está no oficina, portanto não posso viajar este fim de semana, mas                             provavelmente, irei a São Paulo no próximo mês.
    c) Mário tomou banho, penteou-se vestiu a acmisa nova, saiu de casa, tentou entrar na      
        boate, mas era menor de idade; por isso foi barrado na portaria.
    d) Arrumamos as mochilas e  fomos para o campo, durante o feriado.
    e) A música ora tocava suave e agradável, ora ressoava retumbante pela casa.
    f)  Não só perdeu a condução como também se atrasou para a prova.
    g) O aluno desistiu de estudar, pois ia mal nas matérias.

3. As orações coordenadas explicativas estão nos itens:
    a) Anda depressa que o tempo urge.
    b) Visitei o menino que adoeceu.
    c) Morreu a floresta que queimaram.
    d) "Anda que anda, menino."
    e) "Pedro que é pequeno, depende dos pais."
    f) Aproveite que a liquidação só vai até sábado.



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Foto de escorpião protetor ganha prêmio em concurso na Alemanha

Foto de escorpião protetor ganha prêmio em concurso na Alemanha
Até os escorpiões protegem suas crias... E nós humanos? Como estamos agindo com nossos filhos, parentes, amigos, enfim, nossos irmãos?  Algo para pensamos e amadurecermos...
"Toda experiência pode servir de aprendizagem, seja para repetir o feito ou nunca mais voltar a fazê-lo." (Crisbalbueno)

Filosofia EMI: CAFÉ FILOSOFICO - NIETZSCHE

Filosofia EMI: CAFÉ FILOSOFICO - NIETZSCHE
A transformação constante do homem... A origem do nosso conceito de conhecimento...  Para que e por que a verdade? O mundo não é o que vivemos... O Instante ...
 Não deixe de assistir essa bela aula!
"Nada liberta mais do que o conhecimento"
                                             (Caulos)

O real significado do conector coordenado "mas"

      Achei muito interessante e pertinente esse estudo de defesa de mestrado de Renata Margarida na Universidade Presbiteriana Mackenzi, em São Paulo. Ela baseou seu estudo na conjunção adversativa "mas", na construção sintática da oração coordenada sindética adversativa, suas semelhanças e diferenças nos contextos discursivos. É bom lembrar que o conector "mas" é o reponsável pelas relações de contraste, de oposição ocorrido na oração e é muito utilizado nas redações de gêneros textuais argumentativos, em que se coloca em oposição valores e visões do mundo. Isto equivale dizer, que uma noção prevalece sobre a outra. As coordenadas adversativas inserem o argumento apresentado como sendo o mais forte da oração. Se alguém diz "Rouba, mas ...faz", destaca-se o ato negativo praticado na segunda oração.
      Outro fato ressaltado, é a mobilidade do termos da oração, causando um efeito na estratégia linguística: "Faz, mas... rouba". O feito de sentido será diferente devido a mudança de lugar na construção da oração.
      Levando isso em conta, essa estratégia de mudar os termos para dar um impacto maior no discurso,  será de grande utilidade na prova de redação do Enem, causando uma boa impresão e impacto no corretor.
      Ler mais em: www.revistalingua.com.br, ano 8,nº 83, 2012.

A liberdade digital...

Amei estar participado deste Curso de Blog no Núcleo de Tecnologia Educacional. É uma experiência que  tem me proporcionando liberdade. Não dependo de outros para criar espaços de comunicação com meus alunos, colegas de escola e o mundo. Isso é algo que dá uma imensa satisfação e bem-estar. Dá confiança e a certeza que estou crescendo e avançando em conhecimentos e relações humanas. As aulas são dinâmicas, atuais e ministradas com grande respeito e estímulo ao aluno-professor. As salas e computadores são de qualidade e o calor humano é uma constante a todos os participante. Estou deixando professoras-amigas e colegas professoras que são solícitas e têm grande capacidade intelelectual e criativa. Pretendo retornar e fazer novos cursos. Obrigada, NTE: quadro de professores, direção e colaboradores. Um abraço forte a todos. 

terça-feira, 2 de outubro de 2012

"A vida é maravilhosa, mesmo quando dolorida. Eu gostaria que na correria da época atual a gente pusesse se permitir, criar, uma ilha de contemplação, de autocontemplação, de onde se pudesse ver melhor todas as coisas: com mais generosidade, mais otimismo, mais respeito, mais silêncio, mais prazer. Mais senso da própria dignidade, não importando idade, dinheiro, cor, posição, crença. Não importando nada." (Lya Luft)